O MENINO DO MORRO VIROU DEUS

DA DECODIFICAÇÃO DA CANÇÃO À CONFIGURAÇÃO NA LITERATURA MARGINAL.

Auteurs-es

  • Alisson Cruz Soledade UECE

Mots-clés :

Rap, Decodificação, Literatura Marginal

Résumé

A canção “O Menino do Morro” foi, destacadamente, uma das músicas mais divulgadas do grupo de rap paulistano Facção Central. Este artigo versa sobre o processo de articulação entre o rap e a literatura marginal a partir da obra “O Menino do Morro virou Deus” de Bruno Rico. Assumidamente baseado na canção, o livro é o resultado da recepção, da decodificação da canção e da rearticulação da mesma dentro do campo literário. Assim, busco nesse artigo analisar quais elementos são compartilhados entre as duas obras, como essa operação refigurativa pôde ser desempenhada pelo escritor e como o rap e a literatura possuem diálogos profundos no cenário social brasileiro do início do século XX.

Biographie de l'auteur-e

Alisson Cruz Soledade, UECE

Mestrando em História no Mestrado Acadêmico em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas – DÍCTIS.

E-mail: alissonsoledade@gmail.com

Publié-e

2022-01-14

Comment citer

SOLEDADE, A. C. . O MENINO DO MORRO VIROU DEUS: DA DECODIFICAÇÃO DA CANÇÃO À CONFIGURAÇÃO NA LITERATURA MARGINAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7612. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS