O MENINO DO MORRO VIROU DEUS
DA DECODIFICAÇÃO DA CANÇÃO À CONFIGURAÇÃO NA LITERATURA MARGINAL.
Palavras-chave:
Rap, Decodificação, Literatura MarginalResumo
A canção “O Menino do Morro” foi, destacadamente, uma das músicas mais divulgadas do grupo de rap paulistano Facção Central. Este artigo versa sobre o processo de articulação entre o rap e a literatura marginal a partir da obra “O Menino do Morro virou Deus” de Bruno Rico. Assumidamente baseado na canção, o livro é o resultado da recepção, da decodificação da canção e da rearticulação da mesma dentro do campo literário. Assim, busco nesse artigo analisar quais elementos são compartilhados entre as duas obras, como essa operação refigurativa pôde ser desempenhada pelo escritor e como o rap e a literatura possuem diálogos profundos no cenário social brasileiro do início do século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alisson Cruz Soledade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.