“EU TENHO MEDO, DO MEDO QUE TENHO DO POUCO, DO TUDO E DE TUDO MAIS”:

AS CANÇÕES DE PROTESTO NO FESTIVAL MANDACARU DE SOBRAL

Auteurs-es

  • José Brendo Cruz Vasconcelos Rede Municipal de São Luis do Curu-CE

Mots-clés :

Festival Mandacaru, Música, Sobral

Résumé

O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado realizada por nós, onde  analisamos o contexto em que se encontrava a cidade de Sobral, suas transformações culturais, seu cenário político, econômico e social a partir das canções do Festival Mandacaru, principal festival de música da cidade durante as décadas de 1970 (principalmente) 1980, buscando entender as subjetividades expressas pelas canções, entendendo a música como um acontecimento, visto que a cidade se encontrava em um momento de efervescência cultural, procurando entender isso por meio da sensibilidade das canções.

Biographie de l'auteur-e

José Brendo Cruz Vasconcelos, Rede Municipal de São Luis do Curu-CE

Mestre em história pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da rede municipal de São Luis do Curu-CE. E-mail: brendohistoria8@gmail.com.

Références

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hibridas. 3ª Edição. São Paulo: Editora Edusp, 2.000.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de MariaManuela Galhardo. 2. ed. Miraflores: DIFEL, 2002. (Col. Memória e Sociedade).

GIRÃO, Glória Giovana Sabóia Mont’Alverne; SOARES, Maria Norma Maia. Sobral história e vida. Sobral: Edições UVA, 1997.

MELO, Francisco Dênis. Sons da Memória, Memória dos sons: paisagens sonoras de Sobral (1930-1970). 2017. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado em Estudos Culturais) – Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música: canção popular e o conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.

STARLING, Heloisa Maria Murgel. Silêncios da ditadura. Revista Maracanan. Edição: n.12, julho 2015, p. 37-46.

Publié-e

2023-08-27

Comment citer

CRUZ VASCONCELOS, J. B. “EU TENHO MEDO, DO MEDO QUE TENHO DO POUCO, DO TUDO E DE TUDO MAIS”: : AS CANÇÕES DE PROTESTO NO FESTIVAL MANDACARU DE SOBRAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 21, p. 26, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11333. Acesso em: 12 mai. 2024.