“EU TENHO MEDO, DO MEDO QUE TENHO DO POUCO, DO TUDO E DE TUDO MAIS”:

AS CANÇÕES DE PROTESTO NO FESTIVAL MANDACARU DE SOBRAL

Autores

  • José Brendo Cruz Vasconcelos Rede Municipal de São Luis do Curu-CE

Palavras-chave:

Festival Mandacaru, Música, Sobral

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado realizada por nós, onde  analisamos o contexto em que se encontrava a cidade de Sobral, suas transformações culturais, seu cenário político, econômico e social a partir das canções do Festival Mandacaru, principal festival de música da cidade durante as décadas de 1970 (principalmente) 1980, buscando entender as subjetividades expressas pelas canções, entendendo a música como um acontecimento, visto que a cidade se encontrava em um momento de efervescência cultural, procurando entender isso por meio da sensibilidade das canções.

Biografia do Autor

José Brendo Cruz Vasconcelos, Rede Municipal de São Luis do Curu-CE

Mestre em história pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da rede municipal de São Luis do Curu-CE. E-mail: brendohistoria8@gmail.com.

Referências

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hibridas. 3ª Edição. São Paulo: Editora Edusp, 2.000.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de MariaManuela Galhardo. 2. ed. Miraflores: DIFEL, 2002. (Col. Memória e Sociedade).

GIRÃO, Glória Giovana Sabóia Mont’Alverne; SOARES, Maria Norma Maia. Sobral história e vida. Sobral: Edições UVA, 1997.

MELO, Francisco Dênis. Sons da Memória, Memória dos sons: paisagens sonoras de Sobral (1930-1970). 2017. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado em Estudos Culturais) – Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música: canção popular e o conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.

STARLING, Heloisa Maria Murgel. Silêncios da ditadura. Revista Maracanan. Edição: n.12, julho 2015, p. 37-46.

Publicado

2023-08-27

Como Citar

CRUZ VASCONCELOS, J. B. “EU TENHO MEDO, DO MEDO QUE TENHO DO POUCO, DO TUDO E DE TUDO MAIS”: : AS CANÇÕES DE PROTESTO NO FESTIVAL MANDACARU DE SOBRAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 21, p. 26, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11333. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS