PRESSUPOSTOS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO CEARÁ
A COLEÇÃO ESCOLA APRENDENTE
Palabras clave:
Ensino e Pesquisa, Ensino de História, Ensino Médio, Coleção Escola AprendenteResumen
O presente artigo busca analisar as construções das orientações presentes na Coleção “Escola Aprendente”, documento norteador do currículo para o Ensino Médio no Estado do Ceará, a partir do ano de 2009. A problemática deste trabalho se encontra no percurso de idealização, construção e implementação nas escolas. Portanto, para a consecução dos objetivos da investigação, nos utilizamos da abordagem qualitativa, na qual adotamos a pesquisa documental, no intuito de compreender como a proposta desse protótipo foi construída, bem como entrevistas com dois técnicos educacionais, responsáveis pela organização do material e dois professores de história em uma escola estadual na cidade de Fortaleza. A conclusão desse trabalho nos revela que a elaboração de propostas curriculares no Ceará estão presentes desde os primeiros anos do século XXI. Porém, a implementação das ideias presentes no documento passa por um processo dialogado com o currículo vivido no espaço escolar.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.