CLEÓPATRA
ALÉM DA DICOTOMIA ENTRE FICÇÃO E REALIDADE
Palabras clave:
Cleópatra, Cinema, RepresentaçãoResumen
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os diferentes atributos que revestiram representações da histórica rainha Cleópatra. O corpus dessa investigação, que buscou no cinema a fonte histórica e material para essa análise, abarca três distintas produções cinematográficas: “Cleópatra” (Gaskill, USA, 1912), “Cleópatra” (Mankiewicz, UK, 1963) e a comédia contemporânea “Asterix&Obelix: missão Cleópatra” (Chabat, Fra/Ger, 2002). O trabalho pauta-se na ideia de que os modos de ação cinematográficos testemunharam as concepções de mundo (FERRO, 2010) que documentaram e monumentalizaram (NAPOLITANO, 2011) um processo de ocidentalização (SAID, 1990; SHOHAT, 2004) que assegurou características místicas, exóticas e sexuais à personalidade célebre e feminina, culminando na (re)invenção da última monarca egípcia.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Isadora Bril Biffi, Daniela Ramos de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.