A HISTÓRIA MEDIEVAL E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

RELATOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM DO PARÁ

Autores/as

  • Geraldo Magella de Menezes Neto SEMEC/UFPA
  • Lívia Lariça Silva Forte Maia FIBRA

Palabras clave:

Ensino de História, História Medieval, Práticas de Ensino

Resumen

This article aims to analyze the practices and challenges in the teaching of Medieval History in basic education based on the reports of teachers who work in public schools in Belém (Pará State, Brazil). Through interviews with teachers, the work analyzes which contents of Medieval History are prioritized In the classroom; The way in which teachers use textbooks in the contents related to Medieval History; Which didactic resources are used in Medieval History classes in schools; The challenges of teaching this subject in the public school; And how the teachers evaluate the contributions of their formation in the courses of History in the practices of teaching in Medieval History. We understand that to talk about teaching Medieval History it is necessary to listen to those who have the daily challenge of teaching in basic education.

Biografía del autor/a

Geraldo Magella de Menezes Neto, SEMEC/UFPA

Professor da graduação e da pós-graduação em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA (SEMEC). Atualmente é Doutorando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi coordenador do projeto de iniciação científica “O ensino de História Medieval nas escolas de Belém do Pará: práticas e desafios”, desenvolvido com o apoio da FIBRA entre 2014 e 2016.

E-mail: geraldoneto53@hotmail.com

Lívia Lariça Silva Forte Maia, FIBRA

Licenciada em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professora do Centro de Estudos Fibonacci, de Belém-PA. Atualmente é Pós-Graduanda em História Moderna pela FIBRA. Foi bolsista de iniciação científica do projeto “O ensino de História Medieval nas escolas de Belém do Pará: práticas e desafios”, entre 2014 e 2015.

E-mail: larissaforte88@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Cómo citar

MENEZES NETO, G. M. de; MAIA, L. L. S. F. A HISTÓRIA MEDIEVAL E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:: RELATOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM DO PARÁ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7766. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS