INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM AULAS DE HISTÓRIA
Palabras clave:
Inclusão, Alunos cegos, HistóriaResumen
Esta experiência de ensino tem o objetivo de fazer um registro docente sobre a inclusão de alunos cegos em aulas de História, desenvolvido no período de fevereiro a dezembro, de 2016, em uma turma de ensino médio, da Escola Pública do Estado do Pará, Anunciada Chaves. Participaram das atividades os alunos da turma 101, entre eles os irmãos Diego e Manuel Lira, deficientes visuais desde o nascimento. Entre as práticas de ensino desenvolvidas destacaram-se: Leitura individual e coletiva a produção de textos em braile e o uso de palavras-chave como recurso pedagógico norteador das aulas. A rede teórica dialoga, entre outros, com Anjos (2015), Oliveira (2011) e Perrenoud (2001). No aspecto metodológico foram feitas leituras sobre o tema e anotações sobre esta experiência em um caderno de campo. A composição deste trabalho está permitindo a documentação escrita de práticas de ensino em aulas de história, no ensino básico, com alunos cegos e talvez possa ajudar a alimentar outros debates sobre o tema.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tiese Teixeira Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.