UMA CAPITANIA EM CRISE

CONFLITOS E JURISDIÇÕES NO RIO GRANDE (1726)

Autores/as

  • Marcos Arthur Viana da Fonseca UFRN

Palabras clave:

Jurisdição, Conflito, Rio Grande

Resumen

A justaposição de jurisdições foi uma característica fundamental da monarquia e das formas de organização social no Antigo Regime português. Os diversos corpos sociais que formavam a sociedade, como os órgãos do governo, encontravam-se em constantes conflitos de jurisdição, devido às sobreposições de funções ocasionada pela política singular da Coroa portuguesa. Estes conflitos de jurisdição estenderam-se por todo o Ultramar, sobretudo nas capitanias da América portuguesa. Este trabalho propõe-se a analisar o conflito de jurisdição ocorrido entre o capitão-mor do Rio Grande, José Pereira da Fonseca, e o provedor da Fazenda Real, José Soares, no ano de 1726.

Biografía del autor/a

Marcos Arthur Viana da Fonseca, UFRN

Graduado em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Orientado pela professora doutora Carmen Margarida Oliveira Alveal. O autor é membro do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS).

Publicado

2022-01-14

Cómo citar

FONSECA, M. A. V. da. UMA CAPITANIA EM CRISE: CONFLITOS E JURISDIÇÕES NO RIO GRANDE (1726). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7669. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS