SOB O SISTEMA DE MILÍCIAS

A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM AS FORÇAS AUXILIARES. SÉCULOS XIX E XX.

Autores/as

  • José Airton Ferreira da Costa Júnior UFC

Palabras clave:

Estado, Milícias, Cidadania

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender como o Estado Brasileiro organizou, regulamentou e utilizou o sistema de milícias entre os séculos XIX e XX através das leis que regulamentaram o funcionamento desse sistema e das produções historiográficas relacionadas à temática. O trabalho pretende compreender como o progressivo fortalecimento do Estado contribuiu para o declínio da utilização desse sistema. Também será analisada a relação desse sistema com as forças profissionais, o Exército e as forças policiais criadas nesse período. As relações sociais entre as milícias também serão aqui estudadas, especialmente valores ligados à cidadania. Tal trabalho permite uma nova compreensão do desenvolvimento do Estado Brasileiro.

Biografía del autor/a

José Airton Ferreira da Costa Júnior, UFC

Mestrando em História pelo programa de Pós Graduação em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa SEBO (Sociedade e cultura no Brasil Oitocentista) cadastrado no CNPq. E-mail: GOLTURBOGTI_01@hotmail.com

Publicado

2022-01-12

Cómo citar

COSTA JÚNIOR, . J. A. F. da . SOB O SISTEMA DE MILÍCIAS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM AS FORÇAS AUXILIARES. SÉCULOS XIX E XX. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7650. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS