PREVENÇÃO QUE SEGREGA

HIGIENISMO EM FOCO NOS DISCURSOS DO I CONGRESSO MÉDICO DE PERNAMBUCO (1909)

Autores/as

  • Beatriz Chianca Macario UFRPE
  • Vicentina Maria Ramires Borba UFPE

Palabras clave:

Discurso Médico, Higienismo, Medicina social, Pernambuco

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos higienistas do início do século XX, a partir da fonte dos anais do I Congresso Médico de Pernambuco, ocorrido entre os dias 25 de abril e 02 de maio de 1909. Discorrendo sobre a higiene da cidade do Recife – estrutura, sanitarismo, habitação –, os profissionais apontam problemas e soluções, a partir de suas perspectivas distanciadas pela sua formação social. Para dialogar com o trabalho e aprofundar a análise, utilizamos as ferramentas da Análise do Discurso proposta pela Linguística, que permitiu expandir as possibilidades de compreensão desse momento histórico.

Biografía del autor/a

Beatriz Chianca Macario, UFRPE

Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Email: beatrizchianca@gmail.com.

Vicentina Maria Ramires Borba, UFPE

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Email: vicentinaramires@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Cómo citar

MACARIO, B. C. .; BORBA, V. M. R. . PREVENÇÃO QUE SEGREGA: HIGIENISMO EM FOCO NOS DISCURSOS DO I CONGRESSO MÉDICO DE PERNAMBUCO (1909). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7636. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS