A MÚSICA COMO FONTE COMPLEMENTAR NAS AULAS DE REGIME MILITAR

Autores/as

  • Elvis Franklin Paulino IDJ
  • Felipe Silveira de Moraes Pereira IDJ

Palabras clave:

Aprendizagem, História, Regime militar, Música

Resumen

O trabalho apresentado tem como objetivo compreender os benefícios da utilização de músicas como elemento auxiliar nas aulas de História sobre Regime Militar nas turmas do 9º ano. A música tem se tornando importante instrumento didático para a aprendizagem de História, pois ao se trabalhar com ela o aluno poderá perceber o momento histórico e posteriormente o analisar em um contexto mais amplo e dessa forma o professor não ficará apenas preso ao livro didático. Trabalhar com a música é ampliar a variedade de linguagens, permitindo dessa forma, descobrir novos caminhos de aprendizagem. Nesse sentido utilizando-se das músicas “Cálice” e “Apesar de você”, de Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil, procuraremos demonstrar como o professor pode utilizar de determinadas musicas em sala de aula, no caso destas, abordando sobre a ditadura militar no Brasil em outros aspectos que não está contemplado no livro didático. Tendo em mente que a música faz parte do cotidiano do aluno, é interessante utilizá-la, com intuito de facilitar a compreensão por parte dos alunos de termos mais complexos, como repressão e censura, sobretudo buscando uma maior assimilação do contexto do período.

Biografía del autor/a

Elvis Franklin Paulino, IDJ

Licenciado em História pelo Instituto Dom José (IDJ). Artigo resultante de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E-mail: elvisfranklin2011@gmail.com

Felipe Silveira de Moraes Pereira, IDJ

Orientador. Professor de Pesquisa em História II no Instituto Dom José (IDJ). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e professor da rede municipal de ensino de Maracanaú/CE. E-mail: profelipesilveira@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Cómo citar

PAULINO, E. F. .; PEREIRA, F. S. de M. . A MÚSICA COMO FONTE COMPLEMENTAR NAS AULAS DE REGIME MILITAR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 16, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7607. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS