A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS DA WEB 2.0 NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
Palabras clave:
Tecnologia da Informação e Comunicação, Ferramentas Virtuais, Formação do historiadorResumen
A pesquisa tem como objetivo problematizar a utilização das ferramentas virtuais da web 2.0 no curso presencial de licenciatura em história. Para isso, discutimos as concepções pedagógicas de ensino e a utilização das mídias, nas vertentes de ensino tradicional e inovador, através das obras de Litwin (2001) e Behar (2009). Analisamos os modelos propostos por Jonassen (2006), para a construção do conhecimento colaborativo, através do uso das Tecnologias da Informação e Comunição – TIC's e realizamos um relato de experiência, sobre a utilização das tecnologias digitais, especificamente as ferramentas virtuais da web, pelo docente historiador no curso de licenciatura em história. Para execução da pesquisa escolhemos uma Instituição de Ensino Superior – IES, da rede privada e acompanhamos a utilização da ferramenta virtual aplicada em três disciplinas do curso de história. No relato de experiência percebemos que o docente aplica o método colaborativo de aprendizagem, contribuindo para construção do conhecimento histórico critico e problematizador.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Carla Silvino de Oliveira, Edinielson Figueiredo Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.