EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CIENTÍFICA NO BRASIL:

UMA ANÁLISE DECOLONIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS

Autores/as

  • Michele Pires Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14173

Palabras clave:

Educação Patrimonial, Educação Científica, Políticas Públicas, Perspectiva Decolonial

Resumen

Este artigo investiga como as políticas públicas brasileiras integram a educação patrimonial e científica sob uma perspectiva decolonial. A pesquisa utilizou análise documental e a técnica de Análise de Livre Interpretação (ALI) para interpretar as legislações e diretrizes nacionais. Os resultados mostram que, embora as políticas públicas demonstrem esforços para promover uma educação mais inclusiva e valorizadora da diversidade cultural, elas ainda não alcançam plenamente os objetivos de uma educação decolonial. As contribuições deste estudo destacam a necessidade de reestruturar práticas pedagógicas, valorizando saberes tradicionais e rompendo com hierarquias coloniais, promovendo uma educação crítica e inclusiva que contribua para a justiça social.

Biografía del autor/a

Michele Pires Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professora de Ciências e Pedagoga no município de Cariacica.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-10-15

Cómo citar

CARVALHO, M. P.; OLIVEIRA, E. A. M. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CIENTÍFICA NO BRASIL:: UMA ANÁLISE DECOLONIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14173. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14173. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS