HISTÓRIA E APRENDIZADO POR MEIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:

MEMÓRIA E A IDENTIDADE LOCAL

Autores/as

  • Ruyvan da Silva Matos Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
  • Adrielle da Cruz Batista Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
  • Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14172

Palabras clave:

Patrimônio Histórico, Educação, Preservação

Resumen

Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que, através de livros, artigos e documentos históricos torna-se possível analisar, a partir de referenciais teóricos e de acervos locais, bem como documentos e registros fotográficos, o quanto o município necessita se apropriar melhor de suas heranças e trabalhar isso no âmbito educacional. O presente trabalho propõe um debate sobre a importância de se trabalhar a educação patrimonial como forma a possibilitar a formação de alunos em busca da valorização da cultura local. Utiliza alguns prédios históricos do município de Santarém-Pará como referência da educação patrimonial, no que tange a instigar os alunos, tanto da rede pública quanto particular de ensino, em um tema que ainda é pouco utilizado na educação, por se tratar de uma proposta que passou a ser utilizada somente a partir do ano de 2017 com a consolidação da BNCC. A temática é de grande relevância, pois é somente com debates e discussões sobre as práticas pedagógicas nas salas de aula que podemos possibilitar que as crianças de hoje se tornem os adultos críticos e conscientes, além de compreender a importância de se preservar e conservar a memória e a história do lugar, como os prédios históricos que ainda restam e, com isso, manter a identidade cultural, a história e a memória de um povo.

Biografía del autor/a

Ruyvan da Silva Matos, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Adrielle da Cruz Batista, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, UFOPA

Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Membro do grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR - UFOPA.

Citas

ARANTES, A. A. O que é Cultura Popular. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BEMERGUY, E. Santarenices – coisas de Santarém. Santarém: Instituo Cultural Boarnerges Sena, 2010.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

CANANI, A. S. K. B. Herança, sacralidade e poder: sobre as diferentes categorias do patrimônio histórico e cultural no Brasil. Horizontes Antropológicos [online]. v. 11, n. 23, pp. 163-175, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104- 71832005000100009.

CAVALCANTE, F. A. M. Patrimônio Cultural no Ambiente Escolar: um Campo Interdisciplinar. Jamaxi: Revista de História e Humanidades, v.2, n. 1, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KANDA, M. R. Conservação de obras de arte para fins de preservação do patrimônio histórico e cultural no âmbito escolar. Barretos – SP: Universidade de Brasília, 2018.

MALTÊZ, C. R. et al. Educação e patrimônio: o papel da escola na preservação e valorização do patrimônio cultural. Revista Pedagogia em Ação, v. 2, n. 2, 2013.

MEDEIROS, M. C.; SURYA, L. A importância da educação patrimonial para presevação do patrimônio. ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História [Anais]. Fortaleza, 2009.

MURGUIA, E. I.; YASSUDA, S. N. Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN. Perspectivas em ciência da informação, v. 12, p. 65-82, 2007.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologias científicas: Projeto de Pesquisa, TGI, TCC, Monografia, Dissertações e Teses. 6 Reimpr. 2. Ed. de 1999. São Paulo: Pioneira Thompson learning, 2004.

PELEGRINI, S. C. A. O patrimônio cultural no discurso e na lei: trajetórias do debatesobreapreservação no Brasil. Patrimônio e Memória, v. 2, n. 2, p. 54-77, 2007.

PEREIRA, M. M.; SILVA, M. P. Percurso da Lei 10639/03: antecedentes e desdobramentos. Linguagens & Cidadania, [S. l.], v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.5902/1516849223810. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23810.

PINTO, H. A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 205-220, jan./mar. 2017.

SALA, D. Mário de Andrade e o Anteprojeto do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 31, p. 19-26, 1990. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i31p19-26.

SANTOS, C. R. dos. O patrimônio de Mário de Andrade: tirando o pedregulho da botina para não manquejar. Revista CPC, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 11-47, 2018. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v13i25espp11-47. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/144681.

SENA, C. (Org.). Isoca: Idílio do Infinito. Instituto Cultural Boanerges Sena, Projeto “Memória Santarena”. v. 3, Santarém: ICBS, 2012.

SILVA, V. G. Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a Preservação e Valorização do Patrimônio Histórico Material de Belém – PA [TCC]. Universidade Federal do Pará. Ananindeua, 2022.

TAPAJÓS-SOUSA, E. C. V.; COLARES, A. A. Formação Educativa Confessional: do orfanato ao magistério. In.: MAFRA, J. R. S. (Org.). Pesquisa em Educação na e da Amazônia. Teresina, PI: Alumia Editorial, 2023.

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

MATOS, R. da S.; BATISTA, A. da C.; SOUSA, E. C. de V. T. HISTÓRIA E APRENDIZADO POR MEIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:: MEMÓRIA E A IDENTIDADE LOCAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14172. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14172. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS