A EDUCAÇÃO COMO PROJETO ESTATAL - A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ERA VARGAS (1930-1945)

PRÁTICAS E RITUAIS CÍVICOS.

Autor/innen

  • Carla Camila M. V. de Araújo UFC
  • Cleidiane da Silva Morais UFC

Schlagworte:

Identidade Nacional, Educação, Era Vargas, Rituais Cívicos

Abstract

O presente trabalho traz observações e análises sobre a instrução pública na Era Vargas (1930 – 1945), e também procura empreender uma reflexão sobre a reapropriação e o uso social e político da memória coletiva pelo governo de Getúlio Vargas, assim como busca refletir sobre a educação como um dos veículos para a realização do seu programa político nacionalizador e a construção da identidade nacional. Portanto, tem por finalidade descortinar práticas e representações intrínsecas e pertinentes à Era Vargas na cultura escolar e como esses procedimentos governamentais contribuíram para a (re) construção do imaginário social e a invenção de tradições.

Autor/innen-Biografien

Carla Camila M. V. de Araújo, UFC

Graduada em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cleidiane da Silva Morais, UFC

Mestranda em Historia Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Veröffentlicht

2022-01-12

Zitationsvorschlag

ARAÚJO, C. C. M. V. de; MORAIS, C. da S. . A EDUCAÇÃO COMO PROJETO ESTATAL - A (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ERA VARGAS (1930-1945): PRÁTICAS E RITUAIS CÍVICOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7598. Acesso em: 4 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS