A RELAÇÃO ENTRE ACADEMIA, LUTAS SOCIAIS E ATAQUES FASCISTAS A PROPÓSITO DE UMA DISCUSSÃO SOBRE A HISTORICIDADE DA PRÁTICA DISCURSIVA ACADÊMICA

Autores

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral UECE

Palavras-chave:

Academia, Facismo, Práticas transformadoras, Práticas discursivas acadêmicas

Resumo

Discutimos o papel político da universidade frente às históricas violências sociais a que grupos excluídos dos saberes e poderes produzidos coletivamente são estrategicamente submetidos; os limites de sua atuação para a comunidade, seja estritamente a acadêmica, ou a das periferias, dos grandes centros institucionais da vida social ou das redes sociais; questão sobre as legislações e os financiamentos que “regulam” esta atuação, bem como sobre as peculiaridades da vida do sujeito acadêmico; e os ataques fascistas que ela sofre. Isto para problematizar a condição ambígua da academia que, se, por um lado, pode contribuir para o “progresso” da sociedade, por outro, tem essa contribuição desvirtuada pelo uso mercantil que o progresso implica e sugerir que a crítica dessa condição é passo indispensável para a revisão de condutas conservadoras que impregnam as esferas acadêmicas. Pretendemos contradizer os interesses e as consequências políticas de ações fascistas que tentam deslegitimar a academia perante a sociedade em geral e a intimidar a fim de controlar seus atos éticos. Esperamos salientar as potências da condição diaspórica do acadêmico que se inscreve nesse processo de revisão de posturas conservadoras que assolam a academia.

Biografia do Autor

Marcos Roberto dos Santos Amaral, UECE

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA-UECE (2021). Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009) e mestrado pelo mesmo programa (2017). Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE). Professor da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8130-4580; E-mail: mdmrsamaral@gmail.com.

Publicado

2022-05-03

Como Citar

AMARAL, M. R. dos S. . A RELAÇÃO ENTRE ACADEMIA, LUTAS SOCIAIS E ATAQUES FASCISTAS A PROPÓSITO DE UMA DISCUSSÃO SOBRE A HISTORICIDADE DA PRÁTICA DISCURSIVA ACADÊMICA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 9, n. 18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/8275. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS