CONSIDERAÇÕES SOBRE RESIDUALIDADES PAGÃS NO DE CORRECTIONE RUSTICORUM DE MARTINHO DE BRAGA

Autores

  • Joyce Maria Silva Mendes UVA
  • Tito Barros Leal UVA / ULISBOA / UECE / UFC

Palavras-chave:

Teoria da Residualidade, Igreja, Reino Suevo, Martinho de Braga, Cultura Popular

Resumo

Este trabalho consiste em uma breve análise das práticas pagãs testemunhadas no opúsculo que ficou conhecido como De Correctione Rusticorum, atribuído a São Martinho de Braga. Tomaremos a Teoria da Residualidade, sistematizada por Roberto Pontes (2002), como o pilar de sustentação para nossas reflexões, pois a consideramos uma ferramenta eficaz para a compreensão da persistência de tais práticas em meio aos povos suevos mesmo após sua conversão. Iremos procurar analisar esse fenômeno reinserindo-o em seu contexto físico e cenário social, pois concebemos com Burke (2009) que o espaço físico ajuda a estruturar os eventos que nele ocorrem. Desta forma, abordaremos brevemente as relações entre a igreja, a monarquia sueva e a religiosidade popular, bem como suas estratégias de fortalecimento em meio à crise enfrentada após a queda do império romano.

Biografia do Autor

Joyce Maria Silva Mendes, UVA

Graduanda do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de História da UVA e membro do GERAM (Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval).

E-mail: joycmds@hotmail.com.

Tito Barros Leal, UVA / ULISBOA / UECE / UFC

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Doutor em História (Especialidade de História e Cultura do Brasil) pela Universidade de Lisboa (2014), Mestre em Filosofia (Ética) pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialista em Estudos Clássicos (2005), Bacharel e Licenciado em História (2003), estes três pela Universidade Federal do Ceará. Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET História UVA e Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação Histórica - NEDHIS/UVA. Líder do GERAM - Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (Disponível em: https://geram-uva.wixsite.com/geram) e membro da Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br). Vice-Presidente da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil (gestão 2019-2021).

E-mail: titobarrosleal78@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MENDES, J. M. S.; LEAL, T. B. . CONSIDERAÇÕES SOBRE RESIDUALIDADES PAGÃS NO DE CORRECTIONE RUSTICORUM DE MARTINHO DE BRAGA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7815. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS