RESISTÊNCIAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO

O AFECTO NAS ATUAIS ESCOLAS PAULISTAS

Autores

  • Mayara Alves Ferreira Sobral PUC-SP

Palavras-chave:

Afecto, Educação, Indisciplina, Juventude

Resumo

A violência, em todos os seus significados, e a formação dos afectos no ambiente escolar são dois distintos alicerces que contemplam a educação. Este artigo, sob uma perspectiva da história do tempo presente, busca compreender como a violência e o afecto se manifestam no ambiente de uma escola pública paulista. As estruturas da escola, aqui apresentadas, demonstram uma educação nenhum pouco emancipadora, automática e arbitrária conforme os transtornos dos afectos são apresentados. Fazendo de todos os personagens da Instituição Escola reféns de método que deságuam em insatisfações e consequentemente alavancando o fracasso escolar. Atos e questionamentos vistos como ações indisciplinadas bagunçam as tradições de escolas estagnadas no tempo, quando na verdade a indisciplina aponta para mudanças que precisam acontecer.

Biografia do Autor

Mayara Alves Ferreira Sobral, PUC-SP

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista integral ProUni com estudos focados em Educação e Juventude.

E-mail: sobral.maya@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SOBRAL, M. A. F. . RESISTÊNCIAS COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO: O AFECTO NAS ATUAIS ESCOLAS PAULISTAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7811. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS