ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS

REGISTRO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Rogério Santos Souza UFRB

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação Infantil, Contação de história, Experiência docente

Resumo

O presente trabalho apresenta o registro de uma experiência docente numa escola de Educação Infantil no município de Maragogipe-BA e aponta para a necessidade do trabalho do Ensino de História neste universo educacional. Foi utilizada a metodologia de contação de histórias com a temática afro-brasileira enquanto mecanismo facilitador e auxiliador na (re)reconstrução da identidade étnicorracial de crianças de 4 e 5 anos.

Biografia do Autor

Rogério Santos Souza, UFRB

Professor da Educação Básica, Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialização em Estudos Étnicos e Raciais do Instituto Federal da Bahia (IFBA0, Licenciado em História (UFRB). E-mail: rg.edu.souza@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

SOUZA, R. S. . ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS : REGISTRO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7799. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO