A HISTÓRIA MEDIEVAL E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

RELATOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Geraldo Magella de Menezes Neto SEMEC/UFPA
  • Lívia Lariça Silva Forte Maia FIBRA

Palavras-chave:

Ensino de História, História Medieval, Práticas de Ensino

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as práticas e desafios no ensino da História Medieval na educação básica a partir dos relatos de professores que atuam em escolas públicas de Belém do Pará. Por meio de entrevistas com professores, o trabalho analisa quais conteúdos de História Medieval são priorizados em sala de aula; o modo como os professores utilizam os livros didáticos nos conteúdos referentes à História Medieval; quais recursos didáticos são utilizados nas aulas de História Medieval nas escolas; os desafios de se ensinar esse tema na escola pública; e como os professores avaliam as contribuições da sua formação nos cursos de História nas práticas de ensino em História Medieval. Entendemos que para se falar em ensino de História Medieval é necessário ouvir aqueles que tem o desafio diário de ensinar na educação básica.

Biografia do Autor

Geraldo Magella de Menezes Neto, SEMEC/UFPA

Professor da graduação e da pós-graduação em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA (SEMEC). Atualmente é Doutorando em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi coordenador do projeto de iniciação científica “O ensino de História Medieval nas escolas de Belém do Pará: práticas e desafios”, desenvolvido com o apoio da FIBRA entre 2014 e 2016.

E-mail: geraldoneto53@hotmail.com

Lívia Lariça Silva Forte Maia, FIBRA

Licenciada em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professora do Centro de Estudos Fibonacci, de Belém-PA. Atualmente é Pós-Graduanda em História Moderna pela FIBRA. Foi bolsista de iniciação científica do projeto “O ensino de História Medieval nas escolas de Belém do Pará: práticas e desafios”, entre 2014 e 2015.

E-mail: larissaforte88@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

MENEZES NETO, G. M. de; MAIA, L. L. S. F. A HISTÓRIA MEDIEVAL E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:: RELATOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM DO PARÁ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7766. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS