INTERDISCIPLINARIDADE E ANÁLISE DE FONTES

TRADUZINDO E INTERPRETANDO CARTAZES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Autores

  • Rodrigo Aparecido de Araújo Pedroso EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos
  • Denise de Souza Carreiro EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos
  • Suzi Lie Hirasaka da Silva EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Análise de Fontes, I Primeira Guerra Mundial

Resumo

A presente experiência de ensino tem como objetivo expor um projeto de atividade interdisciplinar entre as disciplinas de História e Inglês, realizada no primeiro bimestre de 2014 e 2015 com alunos dos 9º anos da escola municipal Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires, localizada na cidade de São Roque em São Paulo. O projeto consistiu em atividades de tradução e interpretação de cartazes Norte-Americanos e Britânicos produzidos durante a Primeira Guerra Mundial. A atividade desenvolvida teve como objetivo principal viabilizar o contato dos estudantes com fontes históricas e, com o auxílio das professoras de Inglês, fornecer aos estudantes meios para decifrar, analisar e interpretar estas fontes históricas.

Biografia do Autor

Rodrigo Aparecido de Araújo Pedroso, EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo – USP e é professor de História na EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires.

Denise de Souza Carreiro, EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior – Universidade Gama Filho, licenciada em Letras pela Faculdade Hoyler e é professora de Inglês na EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires.

Suzi Lie Hirasaka da Silva, EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos

Graduada em Letras pela Faculdade Montessori de Ibiúna, em Pedagogia pela FAPEC – Faculdade Paulista de Educação e Comunicação e é professora de Inglês na EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires.

Publicado

2022-01-14

Como Citar

PEDROSO, R. A. de A. .; CARREIRO, D. de S. .; SILVA, S. L. H. da . INTERDISCIPLINARIDADE E ANÁLISE DE FONTES: TRADUZINDO E INTERPRETANDO CARTAZES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7698. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO