UMA CAPITANIA EM CRISE

CONFLITOS E JURISDIÇÕES NO RIO GRANDE (1726)

Autores

  • Marcos Arthur Viana da Fonseca UFRN

Palavras-chave:

Jurisdição, Conflito, Rio Grande

Resumo

A justaposição de jurisdições foi uma característica fundamental da monarquia e das formas de organização social no Antigo Regime português. Os diversos corpos sociais que formavam a sociedade, como os órgãos do governo, encontravam-se em constantes conflitos de jurisdição, devido às sobreposições de funções ocasionada pela política singular da Coroa portuguesa. Estes conflitos de jurisdição estenderam-se por todo o Ultramar, sobretudo nas capitanias da América portuguesa. Este trabalho propõe-se a analisar o conflito de jurisdição ocorrido entre o capitão-mor do Rio Grande, José Pereira da Fonseca, e o provedor da Fazenda Real, José Soares, no ano de 1726.

Biografia do Autor

Marcos Arthur Viana da Fonseca, UFRN

Graduado em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Orientado pela professora doutora Carmen Margarida Oliveira Alveal. O autor é membro do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS).

Publicado

2022-01-14

Como Citar

FONSECA, M. A. V. da. UMA CAPITANIA EM CRISE: CONFLITOS E JURISDIÇÕES NO RIO GRANDE (1726). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7669. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS