PREVENÇÃO QUE SEGREGA

HIGIENISMO EM FOCO NOS DISCURSOS DO I CONGRESSO MÉDICO DE PERNAMBUCO (1909)

Autores

  • Beatriz Chianca Macario UFRPE
  • Vicentina Maria Ramires Borba UFPE

Palavras-chave:

Discurso Médico, Higienismo, Medicina social, Pernambuco

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos higienistas do início do século XX, a partir da fonte dos anais do I Congresso Médico de Pernambuco, ocorrido entre os dias 25 de abril e 02 de maio de 1909. Discorrendo sobre a higiene da cidade do Recife – estrutura, sanitarismo, habitação –, os profissionais apontam problemas e soluções, a partir de suas perspectivas distanciadas pela sua formação social. Para dialogar com o trabalho e aprofundar a análise, utilizamos as ferramentas da Análise do Discurso proposta pela Linguística, que permitiu expandir as possibilidades de compreensão desse momento histórico.

Biografia do Autor

Beatriz Chianca Macario, UFRPE

Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Email: beatrizchianca@gmail.com.

Vicentina Maria Ramires Borba, UFPE

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Email: vicentinaramires@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MACARIO, B. C. .; BORBA, V. M. R. . PREVENÇÃO QUE SEGREGA: HIGIENISMO EM FOCO NOS DISCURSOS DO I CONGRESSO MÉDICO DE PERNAMBUCO (1909). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7636. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS