A MÚSICA COMO FONTE COMPLEMENTAR NAS AULAS DE REGIME MILITAR

Autores

  • Elvis Franklin Paulino IDJ
  • Felipe Silveira de Moraes Pereira IDJ

Palavras-chave:

Aprendizagem, História, Regime militar, Música

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo compreender os benefícios da utilização de músicas como elemento auxiliar nas aulas de História sobre Regime Militar nas turmas do 9º ano. A música tem se tornando importante instrumento didático para a aprendizagem de História, pois ao se trabalhar com ela o aluno poderá perceber o momento histórico e posteriormente o analisar em um contexto mais amplo e dessa forma o professor não ficará apenas preso ao livro didático. Trabalhar com a música é ampliar a variedade de linguagens, permitindo dessa forma, descobrir novos caminhos de aprendizagem. Nesse sentido utilizando-se das músicas “Cálice” e “Apesar de você”, de Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil, procuraremos demonstrar como o professor pode utilizar de determinadas musicas em sala de aula, no caso destas, abordando sobre a ditadura militar no Brasil em outros aspectos que não está contemplado no livro didático. Tendo em mente que a música faz parte do cotidiano do aluno, é interessante utilizá-la, com intuito de facilitar a compreensão por parte dos alunos de termos mais complexos, como repressão e censura, sobretudo buscando uma maior assimilação do contexto do período.

Biografia do Autor

Elvis Franklin Paulino, IDJ

Licenciado em História pelo Instituto Dom José (IDJ). Artigo resultante de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E-mail: elvisfranklin2011@gmail.com

Felipe Silveira de Moraes Pereira, IDJ

Orientador. Professor de Pesquisa em História II no Instituto Dom José (IDJ). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e professor da rede municipal de ensino de Maracanaú/CE. E-mail: profelipesilveira@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

PAULINO, E. F. .; PEREIRA, F. S. de M. . A MÚSICA COMO FONTE COMPLEMENTAR NAS AULAS DE REGIME MILITAR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 16, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7607. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS