A MÚSICA COMO FONTE COMPLEMENTAR NAS AULAS DE REGIME MILITAR
Palavras-chave:
Aprendizagem, História, Regime militar, MúsicaResumo
O trabalho apresentado tem como objetivo compreender os benefícios da utilização de músicas como elemento auxiliar nas aulas de História sobre Regime Militar nas turmas do 9º ano. A música tem se tornando importante instrumento didático para a aprendizagem de História, pois ao se trabalhar com ela o aluno poderá perceber o momento histórico e posteriormente o analisar em um contexto mais amplo e dessa forma o professor não ficará apenas preso ao livro didático. Trabalhar com a música é ampliar a variedade de linguagens, permitindo dessa forma, descobrir novos caminhos de aprendizagem. Nesse sentido utilizando-se das músicas “Cálice” e “Apesar de você”, de Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil, procuraremos demonstrar como o professor pode utilizar de determinadas musicas em sala de aula, no caso destas, abordando sobre a ditadura militar no Brasil em outros aspectos que não está contemplado no livro didático. Tendo em mente que a música faz parte do cotidiano do aluno, é interessante utilizá-la, com intuito de facilitar a compreensão por parte dos alunos de termos mais complexos, como repressão e censura, sobretudo buscando uma maior assimilação do contexto do período.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elvis Franklin Paulino, Felipe Silveira de Moraes Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.