HISTÓRIA E APRENDIZADO POR MEIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:

MEMÓRIA E A IDENTIDADE LOCAL

Autores

  • Ruyvan da Silva Matos Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
  • Adrielle da Cruz Batista Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES
  • Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14172

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Educação, Preservação

Resumo

Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que, através de livros, artigos e documentos históricos torna-se possível analisar, a partir de referenciais teóricos e de acervos locais, bem como documentos e registros fotográficos, o quanto o município necessita se apropriar melhor de suas heranças e trabalhar isso no âmbito educacional. O presente trabalho propõe um debate sobre a importância de se trabalhar a educação patrimonial como forma a possibilitar a formação de alunos em busca da valorização da cultura local. Utiliza alguns prédios históricos do município de Santarém-Pará como referência da educação patrimonial, no que tange a instigar os alunos, tanto da rede pública quanto particular de ensino, em um tema que ainda é pouco utilizado na educação, por se tratar de uma proposta que passou a ser utilizada somente a partir do ano de 2017 com a consolidação da BNCC. A temática é de grande relevância, pois é somente com debates e discussões sobre as práticas pedagógicas nas salas de aula que podemos possibilitar que as crianças de hoje se tornem os adultos críticos e conscientes, além de compreender a importância de se preservar e conservar a memória e a história do lugar, como os prédios históricos que ainda restam e, com isso, manter a identidade cultural, a história e a memória de um povo.

Biografia do Autor

Ruyvan da Silva Matos, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Adrielle da Cruz Batista, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, UFOPA

Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFOPA). Membro do grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR - UFOPA.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

MATOS, R. da S.; BATISTA, A. da C.; SOUSA, E. C. de V. T. HISTÓRIA E APRENDIZADO POR MEIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:: MEMÓRIA E A IDENTIDADE LOCAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i25.14172. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14172. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS