HISTÓRIA E APRENDIZADO POR MEIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL:
MEMÓRIA E A IDENTIDADE LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14172Palavras-chave:
Patrimônio Histórico, Educação, PreservaçãoResumo
Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que, através de livros, artigos e documentos históricos torna-se possível analisar, a partir de referenciais teóricos e de acervos locais, bem como documentos e registros fotográficos, o quanto o município necessita se apropriar melhor de suas heranças e trabalhar isso no âmbito educacional. O presente trabalho propõe um debate sobre a importância de se trabalhar a educação patrimonial como forma a possibilitar a formação de alunos em busca da valorização da cultura local. Utiliza alguns prédios históricos do município de Santarém-Pará como referência da educação patrimonial, no que tange a instigar os alunos, tanto da rede pública quanto particular de ensino, em um tema que ainda é pouco utilizado na educação, por se tratar de uma proposta que passou a ser utilizada somente a partir do ano de 2017 com a consolidação da BNCC. A temática é de grande relevância, pois é somente com debates e discussões sobre as práticas pedagógicas nas salas de aula que podemos possibilitar que as crianças de hoje se tornem os adultos críticos e conscientes, além de compreender a importância de se preservar e conservar a memória e a história do lugar, como os prédios históricos que ainda restam e, com isso, manter a identidade cultural, a história e a memória de um povo.
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