EDUCAÇÃO E MEMÓRIA:

REGISTROS DISCENTES DE UM CURSO DE/EM FORMAÇÃO

Autores

  • Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco UNIFESO
  • Jessica Coelho de Oliveira UNIFESO

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14155

Palavras-chave:

História da Educação, Memória Docente, Formação de professores, Educação a distancia

Resumo

Trata-se da análise dos registros discentes na construção da memória e da história da educação na Pedagogia do UNIFESO, buscando uma visão organizada da educação. O objetivo central é preservar as memórias dos professores em formato digital, examinado a importância do ensino na formação de professores. Em específico, analisar a escola como uma instituição que preserva memória e a cultura. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e coleta de relatos orais, estabelecendo conexões entre áreas de conhecimento e práticas educativas. Conclui-se que ao incluir o tema "Memória Docente", é possível resgatar o significado do trabalho e da profissão de professor. Histórias de vida, autobiografias, representações e relatos sobre a formação e experiências profissionais são algumas das formas de estudo relacionadas à memória. A escola é vista como uma instituição que preserva a memória e a cultura de um grupo social, integrando-se com a memória social informal, educativa e digital da sociedade.

Biografia do Autor

Ana Cristina Borges López Monteiro Francisco, UNIFESO

Direção de Educação à Distância. Pós-doutora, doutora e mestre em Educação, bacharel em Direito e História. Professora e assessora pedagógica no UNIFESO. Participa da coordenação do grupo de pesquisa “História e Memória das políticas educacionais no território fluminense UERJ/CNPq.

Jessica Coelho de Oliveira , UNIFESO

Graduanda do Curso de Pedagogia. UNIFESO -Centro Educacional Serra dos Órgãos, Brasil.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

FRANCISCO, A. C. B. L. M.; OLIVEIRA , J. C. de. EDUCAÇÃO E MEMÓRIA:: REGISTROS DISCENTES DE UM CURSO DE/EM FORMAÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 24, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i24.14155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14155. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS