Vol. 2 Núm. 4 (2021): Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
Ao lançar a Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, com o tema “Ensino e Ciência”, vamos consolidar uma revista que tem destacado artigos aqui publicados com grande importância para o ensino e pesquisa das Ciências Geográfica, Química e Matemática. Assim, temos o Caderno de Geografia com nove artigos voltados as questões como Aulas remotas de geografia durante a pandemia; Análise espaço-temporal e sua ocupação no entorno de rios; A fragmentação do cerrado mato-grossense; A importância do cinema para as aulas de educação ambiental; A contribuição da educomunicação e os lugares educadores; Semeando saberes ancestrais; O ensino e as práticas docentes na geografia e o relato sobre a superação da vingança. O Caderno de Química se apresenta com 3 artigos envolvendo Nanotecnologia, Monitoria no ensino/aprendizagem de química e o Descarte e Gerenciamento de Resíduos. No Caderno de Matemática o uso de Jogos nas aulas de matemática. E como Ensaios o texto sobre a superação da vingança. O que motivou na escolha do tema da Revista foi a identificação quase integral com os artigos produzidos pelos autores que foram submetidos a revista para compor a 4ª edição da CEC&T, e, assim, o compromisso de manter o papel da Universidade Estadual do Ceará quanto ao ensino e a pesquisa. A Revista Cadernos de Ensino, Ciências e Tecnologia incentiva e permite a exposição e divulgação desse conhecimento através da publicação por meio digital pelo endereço https://revistas.uece.br/index.php/CCiT. Isso permite o acesso interativo a pesquisadores e alunos das mais diferentes instituições tornando público os resultados de suas pesquisas, contribuindo com a disseminação de conhecimento. Neste sentido, agrega-se a 4ª edição da CEC&T artigos com temas voltadas ao ensino e a pesquisa nas áreas de geografia, química e matemática. A consulta a revista possibilitará aprofundar o conhecimento de práticas de ensino e pesquisa envolvendo o lúdico, a tecnologia e a geotecnologia nas aulas do ensino básico e superior de geográfica, química e de matemática.
Prof. Luciano Moura Cavalcante
Coordenador da Revista CEC&T da UECE