DESCARTE E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Damiao Sampaio de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Rogênio da Silva Mendes Universidade Estadual do Ceará
  • Márcia Machado Marinho Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanuel Silva Marinho Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos. Laboratório. Descarte. Gerenciamento.

Resumo

O presente trabalho apresenta como objetivo inicial investigar a falta de descarte apropriado e gerenciamento dos resíduos químicos acumulados no laboratório de química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - UECE. No decorrer do trabalho, os pesquisadores apresentam como principal foco caracterizar os riscos sobre a falta de identificação e acúmulo de resíduos químicos no laboratório, buscando um posicionamento de caráter ambiental da universidade, diante desse debate. A abordagem desta pesquisa consiste na investigação acerca do acúmulo dos resíduos químicos presentes em local inadequado. Portanto, ao final do trabalho os pesquisadores encontram-se encorajados sobre como os impactos de resíduos químicos modifica a rotina de uma instituição de ensino, prejudicando comunidade acadêmica e meio ambiente.

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Publicado

2021-06-15 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

Sousa, D. S. de, Mendes, F. R. da S., Marinho, M. M., & Marinho, E. S. (2023). DESCARTE E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 9–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/4328 (Original work published 15º de junho de 2021)