A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ANALÍTICA NA FACEDI

Autores

  • Francisco Wilame do Nascimento Alves
  • Francisco Silvanor Braga da Cruz
  • Roberta Bussons Rodrigues Valério FACEDI /UECE

Palavras-chave:

Monitoria, Química analítica, Aprendizado.

Resumo

O ensino da química provoca entre os estudantes de graduação uma sensação de desconforto em função das dificuldades de aprendizagem. A presença do monitor na disciplina de química analítica passa a ser muito importante aos alunos, pois os ajudam na compreensão dos conteúdos. Após o desenvolvimento de atividades pelo monitor, surgiu a necessidade de investigar como os alunos monitorados enxergavam a monitoria no seu processo de construção do conhecimento no contexto acadêmico. Para isso, realizou-se a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas seguidas de justificativa aos estudantes que costumeiramente procuravam a monitoria. Os resultados dos questionários indicaram que o programa contribuiu na formação acadêmica e na melhoria do aprendizado.

Downloads

Publicado

2021-06-15 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

Francisco Wilame do Nascimento Alves, Francisco Silvanor Braga da Cruz, & Valério, R. B. R. (2023). A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ANALÍTICA NA FACEDI. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 29–40. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/4477 (Original work published 15º de junho de 2021)