NATUREZA EM CENA: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jessika Sabryna Gomes da Silva Universidade de Pernambuco
  • Anderson Tafarel de Brito Férrer
  • Jenner Everton dos Santos

Palavras-chave:

cinema, Educação ambiental, Metodologia, Natureza

Resumo

O trabalho em questão visa introduzir o cinema enquanto ferramenta didática à educação ambiental, cientes de que é possível refletir sobre as dinâmicas da relação sociedade e natureza com o incremento de novas propostas metodológicas. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas acerca de conceitos como natureza e capitalismo e também sobre o cinema como protagonista no processo de ensino/aprendizagem atrelados à educação ambiental. Desta feita, utilizar-se-á do método dialético como forma de compreensão da realidade contraditória que emerge na relação sociedade e natureza, provocando diversos desequilíbrios a esta última e por fim, com a obtenção dos resultados, foram discutidas duas obras cinematográficas através de um estudo de caso. Ambos os filmes evidenciam o capitalismo como um sistema voltado para o domínio do capital sobre o meio ambiente, sendo inseridos como proposta didática.

Downloads

Publicado

2021-06-15 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

Silva, J. S. G. da, de Brito Férrer, A. T., & dos Santos, J. E. (2023). NATUREZA EM CENA: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 50–62. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/4785 (Original work published 15º de junho de 2021)