O ENSINO DE GEOGRAFIA ALIADO À TECNOLOGIA: A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FORMA DE DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA

Authors

  • Sara Gabriela Barboza do Nascimento Silva
  • Alex Aureliano da Silva Santos
  • Reinado Lins de Melo Filho
  • Daniel Dantas Moreira Gomes
  • Iwelton Madson Celestino Pereira

Keywords:

Ensino de Geografia. Kahoot. Tecnologia.

Abstract

O presente artigo faz uma análise sobre o uso de tecnologias como forma de auxiliar os docentes em suas aulas, principalmente de Geografia, e mostra como o professor pode utilizar a internet em sua metodologia, tornando o uso de smartphones em salas de aula benéfico. Tendo como base a preparação e a aplicação de um Quiz do Software Kahoot numa turma de 9º ano da Escola Municipal Emídio Correia de Oliveira – localizada na cidade de São João/PE, com a temática inteiramente direcionada à Ciência Geográfica, abordando as características das Regiões Brasileiras. Portanto, esse trabalho visa mostrar formas de diversificar a metodologia do professor e aumentar a interação dos alunos nas aulas de Geografia, visto que muitos não dão a valorização devida a essa ciência. Assim como fazer com que os alunos utilizem seus smartphones de forma produtiva e aprendam se divertindo. Porquanto com o uso do Kahoot, há a possibilidade de se revisar o que foi estudado anteriormente ou extrair conhecimentos prévios antes de iniciar um novo assunto – podendo também chamá-lo de jogo. A partir disso, a atividade proposta e aplicada ocorreu de forma produtiva, causando a participação e cooperação entre os discentes e a revisão e fixação do conteúdo trabalhado em sala.

Published

2019-12-18 — Updated on 2023-03-13

Versions

How to Cite

Silva, S. G. B. do N., Santos, A. A. da S., Filho, R. L. de M., Gomes, D. D. M., & Pereira, I. M. C. (2023). O ENSINO DE GEOGRAFIA ALIADO À TECNOLOGIA: A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FORMA DE DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 68–77. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2010 (Original work published December 18, 2019)

Most read articles by the same author(s)