USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE/ CAMPUS GARANHUNS

Autores

  • Arlinda Pereira Dantas
  • Isabela Maria da Conceição
  • Alex Aureliano da Silva Santos
  • Daniel Dantas Moreira Gomes
  • Iwelton Madson Celestino Pereira

Palavras-chave:

Educação. Formação. Jogos.

Resumo

A importância contemporânea das tecnologias, tanto para a obtenção de informação quanto para o a formação dos sujeitos, torna-se progressivamente inegável. Diante disso, é imprescindível que o docente lance mão desses instrumentos a fim de tornar suas aulas interativas e dinâmicas. Nesse contexto objetivou-se, no presente trabalho determinar a compreensão que estudantes de curso superior, submetidos a atividades de jogos em sala de aula, têm sobre o uso de tecnologias como forma de produção de conhecimento. Para tal, estudantes dos anos iniciais dos cursos de Geografia e de Biologia (3º e 1º período, respectivamente), cursando disciplinas vinculadas a conteúdos geográficos foram convidados a usar o software Kahoot para jogos de revisão de conteúdo. Após a atividade os estudantes foram convidados a responder um questionário eletrônico que investigava sua experiência como usuário e suas perspectivas de uso futuro, para prática docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso atual de instrumentos eletrônicos na aprendizagem é muito baixo, bem como o fato de que houve poucos relatos de dificuldades de uso do aplicativo, indicando a quase inexistência de barreiras operacionais (por parte dos usuários). Por fim, a maioria dos investigados mostraram-se propensos a fazer uso do instrumento apresentado, divergindo na aplicação deste. Concluiu-se que a experiência discente, durante o processo formativo ocupa lugar muito importante na construção do acervo metodológico dos profissionais de educação.

Downloads

Publicado

2019-12-18 — Atualizado em 2023-03-13

Versões

Como Citar

Dantas, A. P., Conceição, I. M. da, Santos, A. A. da S., Gomes, D. D. M., & Pereira, I. M. C. (2023). USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE/ CAMPUS GARANHUNS. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 54–67. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2008 (Original work published 18º de dezembro de 2019)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)