USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS TRÊS LEIS DE NEWTON

Autores

  • João Pedro Mardegan Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Ruth Myllena Conceição LIMA
  • Daniel Dantas Moreira GOMES

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas; Leis de Newton; Física

Resumo

Este trabalho foi realizado como parte das atividades de regência referente ao estágio supervisionado em ensino de física. As atividades e pesquisa de desempenho relatadas neste artigo foram desenvolvidas em uma escola pública do município de São Carlos, localizada no estado de São Paulo. Os agentes envolvidos neste trabalho foram cinquenta e sete alunos da escola, dois estagiários, o professor titular de física da escola, e o professor da Universidade responsável pela matéria de estágio supervisionado. As atividades ministradas foram realizadas em duas turmas de alunos do primeiro ano do ensino médio, denominadas Turma A e Turma B, em um total de doze horas/aula por turma, e os conteúdos abordados foram as Três Leis de Newton. No que diz respeito aos aspectos da pesquisa, as atividades foram divididas em dois grandes momentos, no primeiro, houve a realização de aula expositiva dialogada, e também realização de exercícios, e assim, ao final, os alunos responderam a um questionário baseado nas atividades realizadas. Após isso, foi aplicado uma atividade baseada na teoria de inteligências múltiplas, e depois, ao fim desta, a aplicação do mesmo questionário aplicado após a atividade anterior, a fim de averiguar se levar em conta o perfil subjetivo do aluno na realização das atividades traria benefícios quando analisado quantitativamente sobre a apropriação do conhecimento. Analisando os resultados obtidos, notou-se que houve uma melhora significativa por parte dos alunos quanto ao desempenho, uma vez que o índice de acerto aumentou consideravelmente.

Downloads

Publicado

2019-12-18 — Atualizado em 2023-03-13

Versões

Como Citar

Ribeiro, J. P. M., LIMA, R. M. . C., & GOMES, D. D. M. (2023). USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS TRÊS LEIS DE NEWTON. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 8–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/1535 (Original work published 18º de dezembro de 2019)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)