A música e a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos para a formação ética nos diálogos a República e as Leis

Autores

  • Handerson Reinaldo Araújo

Palavras-chave:

Platão, Educação, Ética, A República, As Leis

Resumo

Este artigo, de caráter hermenêutico e bibliográfico, tem como objetivo analisar a música, a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos de formação ética na filosofia platônica. O problema que pretendemos responder pode ser indicado nos termos seguintes: como é possível educar para a virtude por meio da música, da ginástica, do vinho e da embriaguez? Na primeira seção, examinaremos em que momento a música e a ginástica aparecem no diálogo A República e sua relação com a educação. Na segunda seção, investigaremos o momento em que o vinho e a embriaguez se tornam o centro das discussões entre o Ateniense, Clínias e Megilo no diálogo As Leis, enfatizando-se de que modo o vinho e a embriaguez exercem as suas funções como parte essencial da educação do cidadão na polis e, consequentemente, a sua importância como instrumento de formação ética.

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Referências

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

ARAÚJO, H. R. . A música e a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos para a formação ética nos diálogos a República e as Leis. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6637. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos