O CONCEITO DE PESSOA NA ANTROPOLOGIA KANTIANA:

UMA ABORDAGEM PRÁTICA E PRAGMÁTICA

Autori

  • Noêmia de Sousa Chaves

Parole chiave:

Pessoa, Kant, prática, pragmática

Abstract

A pergunta para definir o que é o homem marca sua relevância na ética e na antropologia, já que o ser humano é o resultado dessa intrínseca relação. O objetivo deste artigo é demonstrar como Kant articula a categoria da liberdade tanto no âmbito prático quanto no âmbito pragmático. Kant tece uma urdidura utilizando-se de fios aparentemente distintos cujo fio comum é a liberdade. Assim, esse artigo versará sobre o conceito de pessoa posto na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes; em
seguida fará uma análise desse conceito na Antropologia de um Ponto de vista Pragmático, a fim de demonstrar que é na liberdade que se assenta toda argumentação da razão humana (teórica e prática). Espera-se com isso apresentar o fundamento do conceito de pessoa em Kant não apenas como sinônimo de autonomia (FMC), mas também como fenômeno de
ação livre no mundo (APP).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AXINN, S. The first Western pragmatist, Immanuel Kant. Journal of Chinese Philosophy, v. 33. Issue 1, 21 fev. 2006, p. 83-94.

CANTO-SPERBER, Monique. Dictionnaire d’éthique et de philosophie morale. 2 ed. França: Universitaires de France, Centre National du

Livre, 1997.

FOULCAULT, Michel. Thèse Complementaire pour le Doctorat ès Lettre : Introduction à l’Anthropologie de Kant, 1960.

JACOBS, B. and KAIN, P. (Org.). Essays on Kant’s Anthropology. Cambridge: Cambridge University, 2007.

KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos & Alexandre Fradique Morujão. 5 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2001.

_____. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

_____. Crítica da razão prática. Trad. Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

_____. Metafísica dos costumes contendo a Doutrina do Direito e a Doutrina da Virtude. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2003.

_____. Resposta à pergunta: O que é o iluminismo?. In: À paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa – PT: Edições 70,

[s/d].

_____. Ideia de uma história universal com um propósito cosmopolita. Em: A Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa

- PT: Edições 70, [s/d]

_____. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. Clécia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

LOUDEN, R. B. Kant’s Impure Ethics: From rational beings to human beings. Oxford: Oxford University, 2000.

SÈVE, L. Pour une critique de la raison bioéthique. Paris : Odile Jacob, 1994.

WOOD. A. W. Kant and the problem of human nature. IN: JACOBS, B. and KAIN, P. (ORG.). Essays on Kant’s Anthropology. Cambridge:

Cambridge University, 2007, p. 38-59.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-07-25

Come citare

DE SOUSA CHAVES, N. . O CONCEITO DE PESSOA NA ANTROPOLOGIA KANTIANA: : UMA ABORDAGEM PRÁTICA E PRAGMÁTICA. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 5, n. 7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6505. Acesso em: 19 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos