A DIREÇÃO DE CONSCIÊNCIA NO GOVERNO DA CONDUTA:
DA FILOSOFIA HELÊNICA AO MONAQUISMO CRISTÃO
Parole chiave:
Poder pastoral, ontologia do sujeito, Foucault, direção de consciência, exame de consciência.Abstract
Michel Foucault argumenta que no século XVI entramos na era das direções. A arte de governar que se desenvolve nesse período se apresenta como uma secularização de um governo de tipo religioso. Vemos nesse terreno histórico o governo das almas funcionar fora da autoridade eclesial. Nas modernas artes de governar o poder soberano se interroga sobre quais técnicas são apropriadas para o governo da conduta. Nesse sentido o nosso artigo propõe analisar uma determinada técnica. Trata-se aqui da direção de consciência. Importa avaliar a distinção que Foucault faz da prática de direção da consciência em sua forma grega e cristã.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CANDIOTTO, Cesar. As religiões e o cristianismo na investigação de Foucault: elementos de contexto. In: Foucault e o cristianismo. In: CANDIOTTO, C; SILVA, P. (Org) Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CANDIOTTO, Cesar. A prática da direção de consciência em Foucault: da vida filosófica à vida monástica cristã. In: Foucault e o cristianismo. In: CANDIOTTO, C; SILVA, P. (Org) Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CANDIOTTO, Cesar; SILVA, Pedro. Foucault e o cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CHEVALIER, Philippe. O cristianismo como confissão em Michel Foucault. In: Foucault e o cristianismo. In: CANDIOTTO, C; SILVA, P (Org). Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Trad. de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Ditos & Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Org. e seleção de textos Manoel B. da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
______. Do governo dos vivos. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins fontes, 2014.
______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H; RABINOW, P. In: Michel Foucault uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1995.
______. História da Sexualidade 3, O cuidado de si. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
______. Segurança, território, população. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______. Omnes et singulatim- para uma crítica da razão política. Trad. Selvino J. Assman. São Pedro de Alcântara: Edições Nephelibata, 2011.
______. Vigiar e punir. Tard. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2013.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia Antiga. Tradução: Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: É realizações, 2014.