A EXCEÇÃO COMO REGRA DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA:

UMA ANÁLISE ENTRE WALTER BENJAMIN, GIORGIO AGAMBEN E PAULO ARANTES

Autori

  • Pedro Henrique Magalhães Queiroz

Parole chiave:

Exceção, Regra, Experiência política

Abstract

O presente artigo refaz um percurso de Walter Benjamin a Giorgio Agamben e deste a Paulo Arantes. O seu motivo está em uma antiga colocação de Walter Benjamin, em suas teses Sobre conceito de história (1940): “A tradição dos oprimidos nos ensina que o ‘estado de exceção’ em que vivemos é na verdade a regra geral”. É a partir desse apontamento que retomamos as contribuições do filósofo italiano Giorgio Agamben em seu projeto sobre o homo sacer, assim como de um pensador brasileiro, Paulo Arantes, e sua compreensão acerca de um estado de sítio mundial no qual estamos inseridos.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. de Iraci D. Poleti. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Trad. de Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ARANTES, Paulo. Extinção. São Paulo: Boitempo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I. Trad. de Reginaldo Sant’Anna. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. In: MARX, Karl. A revolução antes da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Grundrisse. Trad. de Mário Duayer, Nélio Schneider (colaboração de Alice Helga Werner e Rudiger Hoffman). São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-06-27

Come citare

MAGALHÃES QUEIROZ, P. H. . A EXCEÇÃO COMO REGRA DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA: : UMA ANÁLISE ENTRE WALTER BENJAMIN, GIORGIO AGAMBEN E PAULO ARANTES. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 23, p. 11–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5640. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos