Interculturalidade e Ancestralidade na Educação: Convergências Epistemológicas para a Descolonização do Saber
DOI:
https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.15855Abstract
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os aportes da filosofia intercultural e da filosofia da ancestralidade no campo educacional, com foco na construção de práticas pedagógicas descolonizadoras. Em um contexto de pluralidade cultural e desigualdades históricas, investiga-se como o diálogo entre saberes e o reconhecimento das epistemologias afro-brasileiras podem promover uma educação ética, plural e comprometida com a justiça social. A partir de conceitos como entre-lugar cultural, ancestralidade, cosmovisões africanas e justiça cognitiva, o estudo aponta caminhos teórico-metodológicos que rompem com modelos eurocentrados e valorizam formas alternativas de conhecer, ensinar e conviver.
Downloads
References
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação. Petrópolis: Vozes, 1980.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Filosofia intercultural em uma perspectiva de libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.
LEVÍNAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
MATTELART, Armand. A mundialização da comunicação. Bauru: EDUSC, 2002.
MENEZES, Magali Mendes de. Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 324-329, set./dez. 2011.
MIGNOLO, Walter D. Epistemologia do Sul e pensamento fronteiriço. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 82–117.
MOORE, Carlos. Racismo e sociedade. São Paulo: Selo Negro, 2007.
MOORE, Carlos. A África que incomoda. São Paulo: Selo Negro, 2007.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. In: OLIVEIRA, Eduardo David de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (orgs.). Saberes e práticas de resistência: educação e relações étnico-raciais. São Carlos: EDUFSCar, 2012. p. 21–61.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 18, p. 28-47, maio/out. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Francisco Henrique Oliveira Moura, Karina Mandetta Medeiros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.






