Dialética do Sofrimento
Parole chiave:
Theodor W. Adorno, Sofrimento, Dialética negativaAbstract
O artigo aqui desenvolvido se propõe a analisar as implicações políticas do sofrimento na perspectiva de Theodor W. Adorno. A metodologia é a hipotética-dedutiva na análise prioritariamente de três textos de Adorno: Observações sobre neurose e política, Dialética do esclarecimento e Minima Moralia. Propomos, ao analisar o particular, encontrar critérios objetivos para uma proposta de um fragmento filosófico que aponte para uma emancipação política. O artigo conclui ao final que o sofrimento sob uma determinada lente aparece como dispositivo psicológico de repressão, sob outra, pode ser o indicativo teórico para uma relação mais humana entre comunidade e indivíduo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, W. T. Minima moralia. São Paulo, Editora Ática S.A., 1992
ADORNO, W. T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo, Editora Unesp, 2015.
ADORNO, W. T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Zahar, 2006.
COOK, D. Ein reaktionares Schwei? Political Activism and Prospects for change in Adorno. Revue Internationale de Philosophia. n. 227, p. 47-67, 2004.
DUARTE, R. Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão. Chapecó, Argos, 2008.
FREUD, S. Introdução ao narcissismo. In: FREUD, S. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo, Companhia das Letras, 2010a.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. O mal-estar na civilização: novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. São Paulo, Companhia das Letras, 2010b.
FREUD, S. Totem e tabu: algumas concordância entre a vida psíquica dos homens primitivos e a dos neuróticos. São Paulo, Peguin Classics Companhia das Letras, 2013a.
FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu. Porto Alegre, L&PM, 2013b.
GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo, Ed. 34, 2006.
JAY, M. Teoria estética e crítica à cultura de massas. In: JAY, M. A imaginação dialética: história da escola de Frankfurt e do instituto de pesquisas sociais. Rio de Janeiro, Contraponto, 2008.
HOMERO. Odisseia. São Paulo, Peguin Classics Companhia das Letras, 2011.
SCHICK, K. To lend a voice to suffering is a condition for all truth: Adorno and international for political thought. Jornal of International Political. v. 5, n. 2, p. 138-160, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Jose Eronildo Gomes de Araujo Junior
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.