Direitos humanos e educação a partir do conceito de formação cultural (Bildung) sob a perspectiva de Hegel

Autori

  • Mônica Dantas Barros
  • Marly Carvalho Soares UECE

Parole chiave:

Hegel, Direitos Humanos, Formação Cultural, Educação, Liberdade

Abstract

O trabalho busca inicialmente entender o conceito de formação cultural (Bildung) em Hegel (1770-1831), a fim de apreender como o filósofo aborda os direitos humanos e a educação, partindo do conceito de formação cultural (Bildung) em suas obras. Para tal, visitamos a formação do sistema escolar alemão com a finalidade de compreender o ideário cultural dos séculos XVIII e XIX europeu, contextualizando a perspectiva hegeliana de solução para a educação, a saber, “Qual a melhor forma de educar o homem?”, imposto a todo e qualquer projeto educacional. Assim como também, pretendeu-se, trazer à compreensão acerca dos direitos humanos e seu desenvolvimento da modernidade à contemporaneidade. Onde defende-se que as ideias contidas na filosofia hegeliana sejam uma possibilidade de se ultrapassar alguns limites existentes nas discussões tradicionais a respeito do tema, embasadas principalmente nas filosofias modernas do direito natural. Para tanto, optou-se por analisar a relação dos direitos humanos com a filosofia do direito natural, seguindo-se para a crítica hegeliana ao jusnaturalismo e, consequentemente, encerrando-se com sua compreensão de reconhecimento e sua influência na Filosofia do Direito e no estabelecimento das relações éticas.

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Pubblicato

2023-12-18

Come citare

BARROS, M. D.; SOARES, M. C. Direitos humanos e educação a partir do conceito de formação cultural (Bildung) sob a perspectiva de Hegel. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 9–30, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12167. Acesso em: 4 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Colóquio Hegel