O Naturalismo de Nietzsche e a questão da Linguagem: a verdade como ilusão metafórica

Auteurs

  • Antonio Joel Lima da Silva UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mots-clés :

Naturalismo, Linguagem, Conhecimento, Verdade, Metáfora.

Résumé

Pretendemos discutir, a partir de Nietzsche, a natureza do conhecimento e da linguagem, expondo sua incapacidade de conter a verdade sobre as coisas. Isso requer um breve esclarecimento do traço naturalista do pensamento de Nietzsche, que chamaremos aqui de modos operandi, descrito nas obras: A Gaia Ciência e Sobre Verdade e Mentira num Sentido Extra-moral. Nestas obras, Nietzsche discute a forma como o intelecto humano formou-se, dizendo que suas construções (linguagem/conhecimento) não passam de um impulso à conservação da espécie humana. Para Nietzsche, tudo que a linguagem produz não passa de um antropomorfismo que fazem referência às relações humanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonio Joel Lima da Silva, UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Filosofia pela universidade Federal do Pará - UFPA. Também é Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia - Instituo Século XI, e Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA - Campus XI, São Miguel do Guamá. É Professor concursado - SEDUC/PA (Secretaria de Estado e Educação do Pará) através do concurso público C-173 - e compõe o quadro magisterial da cidade de Tomé-Açu/PA. No decorrer de sua graduação, dedicou-se a pesquisar a Filosofia de Martin Heidegger, no qual, foi seu eixo temático para a produção do seu TCC - com o título: Temporalidade e Historicidade Enquanto Dimensões Hermenêutico-fenomenológicas do Dasein. Além disso, participa como membro do COGITANS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea) liderado pelo Dr. Wladirson Cardoso. Dessa forma, está vinculado ao grupo como pesquisador. No Mestrado, é orientando do Prof. Dr. Ernani chaves ( Professor Titular da Faculdade de Filosofia e é o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará) e sua pesquisa é direcionada aos estudos da filosofia de Nietzsche, onde estuda o problema da moral em uma perspectiva nietzschiana.

Références

BRAGA, Paula. A Linguagem em Nietzsche: as Palavras e os Pensamentos. Cadernos Nietzsche, n. 14, p. 71-82, 2003.

DE BARROS, Roberto de A. Pereira. A Intransponibilidade da Verdade e a Necessidade da Mentira em uma Perspectiva Nietzschiana. Revista Lampejo. vol. 9 nº 1 – issn 2238-5274. p. 414-433. 2020.

HEIT, Helmut. Perspectivas naturalizantes de Nietzsche em ‘Além do bem e do mal’. Revista Dissertatio de Filosofia, p. 229-255, 2015.

MURICY, Kátia. Benjamin e Nietzsche. Síntese: Revista de Filosofia, v. 20, n. 63, 1993.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Hedra, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich; DE SOUZA, Paulo César. A gaia ciência. Editora Companhia das Letras, 2017.

VIESENTEINER, Jorge Luiz. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crítica í racionalidade. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 17, n. 27, p. 53-74, 2010.

SCHACHT, Richard. O naturalismo de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, n. 29, p. 35-75, 2011.

SOUTO, Caio Augusto T. LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE EM NIETZSCHE E FOUCAUL. Kínesis-Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, v. 4, n. 07, p. 219-234, 2012.

Téléchargements

Publiée

2023-07-07

Comment citer

LIMA DA SILVA, A. J. O Naturalismo de Nietzsche e a questão da Linguagem: a verdade como ilusão metafórica. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 73–94, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/8855. Acesso em: 7 janv. 2025.