ΦΑΊΝΟΜΑΙ:

RESSONÂNCIAS ENTRE HEIDEGGER E NIETZSCHE

Auteurs

  • Rebecca Reseck

Mots-clés :

Nietzsche, Heidegger, Aparência, Arte

Résumé

Foi uma nota de rodapé de Paulo César de Sousa para a versão brasileira de Além de Bem e Mal2 que deu ensejo ao presente texto. Ali, na nota 73, o tradutor chama a atenção para uma abertura do vernáculo alemão correspondente à Φαίνομαι (Faínomai): Erscheinunge Schein, bem como da decisão pronunciada de Nietzsche pela segunda. Estes são dois termos caros para uma assimilação do debate entre Nietzsche e Heidegger, capazes de fornecer novas perspectivas para revisitar essa antiga relação entre os filósofos. E isso por meio da consideração do conjunto de questões compartilhadas por ambos no que tange à tentativa de lançar novas superfícies e ecos, afim de explorar as possibilidades de refinamento da sensibilidade filosófica, isto é, por uma certa revitalização do questionar. Por limitações de tempo, e pessoais, dei prerrogativa, enquanto fio condutor, a um certo momento do pensamento de Nietzsche, mas, no que me foi possível, tentei deixar em aberto o texto, para que esse mesmo exercício possa ser possível tanto para Heidegger, quanto para “outros momentos” de Nietzsche.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

HEIDEGGER, M. A Doutrina de Platão sobre a Verdade. Tradução: Antônio Jardim. Sem referências. HEIDEGGER, M. Die Geschchite des Seyns.Verlag Vittorio Klostermann; 2., Frankfurt am Main, 1998.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo: Parte I. 12. ed. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo: Parte II. 13. ed. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2005.

HEIDEGGER, M. Nietzsche. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. v. 1.

HEIDEGGER, M. Nietzsche. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. v. 2.

LICHTENSTEIN, J. A cor eloquente. Trad: Maria Elizabeth Chaves de Mello e Maria Helena de Mello Rouanet. São Paulo: Editora Siciliano, 1994. MÜLLER-LAUTER, W. A doutrina da Vontade de Potência em Nietzsche. Trad. Oswaldo Giacóia. São Paulo: Annablume, 1997. MÜLLER-LAUTER, W. Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia. Tradução de Claudemir Araldi. São Paulo: Unifesp, 2009.

NIETZSCHE, F.Curso de Retórica. Tradução de Thelma Lessa da Fonseca. Cadernos de Tradução, DF/USP, n. 4, 1999.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal. Trad: de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras , 2ª ed. 2002.

NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia. Trad: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

NIETZSCHE, F. SämtlicheWerke: KritischeStudienausgabe in 15 Bänden. Hg. G. Colli und M. Montinari. Berlin/New York: Walter de Gruyter/DTV, 1999.

TONGEREN, P. V. A moral da crítica de Nietzsche à moral: estudo sobre ‘Para além de bem e mal’. Tradução de Jorge Luiz Viesenteiner. Curitiba-PR: Champagnat, 2012.

Téléchargements

Publiée

2021-07-26

Comment citer

RESECK, R. . ΦΑΊΝΟΜΑΙ: : RESSONÂNCIAS ENTRE HEIDEGGER E NIETZSCHE. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 24, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6564. Acesso em: 22 nov. 2024.