AÇÃO E RESPONSABILIDADE DO SUJEITO MORAL NA PERSPECTIVA DA MORALIDADE HEGELIANA
Mots-clés :
Moralidade, Sujeito, Ação, Responsabilidade, BemRésumé
No pensamento ético de Hegel a moralidade representa a liberdade do sujeito a partir de sua subjetividade, visto que é nela que o indivíduo se autodetermina como sujeito livre e consciente de seus atos. Neste artigo abordaremos a moralidade na sua relação com a particularidade do sujeito, onde mostraremos a partir do método dialético hegeliano, como se dá a busca de realização do sujeito moral, através da sua própria volição e ação, tendo como foco principal a responsabilidade de seus atos no cumprimento do dever moral enquanto condição para a efetivação do bem de si mesmo e das outras particularidades.
Téléchargements
Références
DRI, Rubén R. A Filosofi a do Estado Ético: A concepção hegeliana do Estado. In: BORON, Atílio A. (org.) Filosofi a Política Moderna: De Hobbes a Marx. Buenos Aires: CLACSO Livros – Departamento de Ciência Política – USP, 2006.
HEGEL. G.W. F. Enciclopédia das Ciências Filosófi cas em Compêndio. Tradução de Paulo Meneses, com a colaboração de José Machado. V. 3. A Filosofi a do Espírito. São Paulo: Loyola, 1995. _____________ Princípios da Filosofi a do Direito. Tradução Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_____________ Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012. ROSENFIELD, Denis L. Política e Liberdade em Hegel. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
WEBER, Thadeu. Hegel: Liberdade, Estado e História. Petrópolis –RJ: Editora Vozes, 1993.
WOOD, Allen W. A ética de Hegel. In: Hegel. BEISER, Frederick C.(Org.). Tradução de Guilherme Rodrigues Neto. São Paulo: Ideias & Letras, 2014.