A TOMADA DA AUTOCONSCIÊNCIA FILOSÓFICA DA ARTE:

HEGEL E DANTO E A NOÇÃO DE FIM DA ARTE.

Auteurs

  • Roger Klinsman Aguiar de Souza

Mots-clés :

Arte, Autoconsciência, História

Résumé

Georg W. F. Hegel (1770-1831) e Arthur Danto (1924-2013) foram filósofos que proclamaram o fim da arte. De forma distinta os dois investigaram seus momentos históricos – a forma progressiva de como a historia ocidental se sucede – e delinearam pontos específicos para que tal processo historicista tivesse um ponto final no campo artístico. Hegel, em suas reflexões estéticas, situará a arte nos desdobramentos do espírito até sua autoconsciência filosófica. Nesse sentido, a arte seria uma espécie de instrumento de consciência do qual as ideias ganham forma e significado mais refinados e sublimes. Mesmo sendo de crucial importância no desdobrar do espírito, a arte, não obstante, situa-se ainda numa esfera inferior à da religião e da filosofia. É somente com Danto que a concepção de arte perde sua linearidade histórica e atinge, segundo ele autoconsciência filosófica. O presente artigo pretende explicitar a concepção de fim da arte nos dois filósofos e esclarecer aspectos importantes das implicações geradas em torno desta tese.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DANTO, Arthur C. Originalmente publicado em DANTO, Arthur. Philosophizing Art. Selected Essays. Berkeley: University of California Press, 2001,Tradução: Nara Beatriz Milioli Tutida.

______. A Crítica Da Arte Após O Fim Da Arte: Unnatural Wonders. Essays from de gap between art and life. Farrar, Straus, Giroux: New

York, 2005, pp 3-18. Trad. Cláudio Miklos.

______. Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea. In: ARS Revista do Departamento de Artes Plásticas ECA-USP, nº 12, 2008.

______. O Descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

HEGEL, G. W. F, Estética. Tradução: Orlando Vitorino. Coleção os pensadores. Editora Nova Cultural LTDA, 1999.

Téléchargements

Publiée

2021-07-08

Comment citer

KLINSMAN AGUIAR DE SOUZA, R. A TOMADA DA AUTOCONSCIÊNCIA FILOSÓFICA DA ARTE:: HEGEL E DANTO E A NOÇÃO DE FIM DA ARTE. . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5866. Acesso em: 18 mai. 2024.