ENSINO DE FILOSOFIA:

REFLEXÕES ACERCA DA OBRA DE EVANDRO GHEDIN

Auteurs

  • Alex de Mesquita Marinho

Mots-clés :

Ensino, Filosofia, Leitura, Escrita, Ghedin

Résumé

A proposta da presente produção é a de suscitar uma discussão sobre como se configura a prática docente em filosofia no nível médio. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentada, principalmente, no capítulo Epistemologia da prática: a pesquisa e a escrita como condições para a autonomia no processo de aprendizagem da filosofia contido na obra “Ensino de Filosofia no Ensino Médio” de Evandro Ghedin, buscou-se promover um diálogo com outros autores a respeito do ensino de filosofia e suas possíveis implicações, no sentido de compreender de que forma pode-se chegar a uma metodologia de ensino capaz de desenvolver o filosofar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed., Chapecó: Argos, 2012, p. 01-136.

GHEDIN, E. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio).

PAGNI, P. A. Os limites e as discretas esperanças do ensino da filosofia: da questão da educação dos educadores aos temas reativos ao amor e à infância no pensamento contemporâneo. In: GALLO, S; DANELON, M; CORNELLI, G. Ensino da filosofia: ensino e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

PAVIANI, Jayme. Formas do dizer: questões de método, conhecimento e linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

PEIXOTO, E. S. Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral. Disponível em: <http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/ler-escrever-ouvir-pensar-e-falar-criticamente-uma-contribuicao-da-filosofia-para-a-formacao-discente-no-ensino-medio-integral>. Acesso em 11/07/17.

RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e pratica para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

VIEIRA, W. J.; HORN, G. B. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/download/23828/14027>. Acesso em: 11/07/17.

Téléchargements

Publiée

2021-07-06

Comment citer

DE MESQUITA MARINHO, A. ENSINO DE FILOSOFIA:: REFLEXÕES ACERCA DA OBRA DE EVANDRO GHEDIN . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5790. Acesso em: 21 nov. 2024.