Autonomia e dignidade: sobre a obrigação ética de respeito aos direitos huma-nos a partir da filosofia moral de Kant
Mots-clés :
Dignidade, Autonomia, Direitos humanosRésumé
Os direitos humanos são direitos da pessoa humana. O desprezo por esses direitos, via de regra, arruína a própria humanidade. Por serem direitos da pessoa humana eles tem de ser invioláveis, isto porque a pessoa é finalidade em si mesma e possui uma dignidade intrínseca. O problema que se levanta é por que se deve respeitar e efetivar os direitos humanos para toda pessoa humana, segundo a ética filosófica kantiana? Objetiva-se, mediante pesquisa bibliográfica dos textos de Kant, oferecer elementos sobre a obrigação ética de respeitar e assegurar os direitos humanos para toda pessoa humana, a partir da filosofia moral de Kant. Para tanto, primeiro busca-se legitimar a autonomia para o ser humano. Segundo, discute-se a ideia de que a humanidade deve ser tratada como um fim em si mesmo, oferecendo razões éticas para se respeitar os direitos humanos e, por fim, pretende-se mostrar por que o ser humano se constitui como um fim em si mesmo e possui uma qualidade tão elevada como a dignidade e que, por esse motivo, é digno de todo o respeito. Levanta-se como hipótese que o respeito devido ao ser humano e seus direitos, conforme a ética filosófica de Kant, radica-se na propriedade que o torna um fim em si mesmo, isto é, a autonomia.
Téléchargements
Références
KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução, introdução e notas de Valerio Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
KANT, I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexan-dre F. Morujão. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2013.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução, introdução e notas de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial; Barcarolla, 2009. (Coleção Philosophia).
KANT, I. Direito natural Feyerabend (Curso de Direito Natural (1784), segundo as anotações do aluno Gottfried Feyerabend). Trad. Fernando C. Mattos. Cader-nos de Filosofia Alemã, n. 15, jan. – jun. 2010, pp. 97-113. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64832/67449>. Acesso em: 22 de fev. 2023.
KANT, I. Metafísica dos costumes. Tradução de Bruno Nadai, Diego Kosbiau e Monique Hulshof. Petrópolis, RJ: 2013. – (Coleção Pensamento Humano).
OLIVEIRA, Manfredo A. de. Ética, direito e democracia. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 24 de fev. 2023.
SCHÖNECKER, D.; WOOD, A. A ‘Fundamentação da metafísica dos costumes’ de Kant: um comentário introdutório. Trad. Robinson dos Santos e Gerson Neu-mann. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SEDGWICK, Sally. Fundamentação da metafísica dos costumes: uma chave de leitura. Tradução de Diego Kosbiau Trevisan. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. – (Cole-ção Chaves de Leitura).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Gilnaldo Cantanhede Nunes 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .