Particularidade e universalidade no conceito de sociedade civil em Hegel
Mots-clés :
Sociedade Civil, Eticidade, DireitoRésumé
O presente artigo tem por objetivo fundamental rastrear, sistematizar e explicitar as categorias fundamentais do conceito de Sociedade Civil em Hegel, a partir da relação intrínseca entre a particularidade e a universalidade das nuances internas filosóficas, próprias da sutileza do pensamento dialético hegeliano. A questão central gira em torno da proposta de Hegel para a efetividade da eticidade, através do direito, nesta obra tão fundamental, Princípios da Filosofia do Direito. Procuramos, neste trabalho, demonstrar de que forma a Sociedade Civil aparece nesta obra como momento crucial do exercício da liberdade, embora este momento, na obra como um todo, ainda represente, em termos filosóficos, o segundo momento para se chegar ao verdadeiro sentido da eticidade plena, que só se dará no Estado.
Téléchargements
Références
CHAGAS, E. F. Introdução ao pensamento político de Hegel. Fortaleza: UFC/NEPS/Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 1998. - 35p. (Série Estudos e Pesquisas, 36).
HEGEL, G. W. F. Linhas fundamentais da filosofia do direito, ou, Direito natural e ciência do estado em compêndio. Tradução Paulo Meneses…[et al.]. - São Leopoldo, RS; Ed. UNISINOS, 2010.
SOARES, Marly Carvalho. Sociedade civil e sociedade política em Hegel. - 2ª edição. - Fortaleza: EdUECE, 2009.
WEBER, Thadeu. Hegel: liberdade, estado e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcos Antônio Bezerra Lima 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .