A Docência universitária sob a ótica do pensamento complexo
Desafios de uma formação em desconstrução
Palabras clave:
Pensamento Complexo. Docência universitária. Formação integral.Resumen
Pautado em uma abordagem qualitativa, o presente ensaio é um estudo bibliográfico com base na filosofia de Edgar Morin em diálogo com estudos sobre a docência universitária. Pensar a formação humana em suas diferentes esferas a partir de uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva, a qual se opõe à racionalidade técnica, é um desafio posto no campo da Educação que nos faz repensar tanto os nossos pressupostos epistemológicos, como os nossos propósitos formativos. Buscar um novo modelo de ser humano, além das ambições mercadológicas, são objetivos traçados pelo presente estudo. Assim, um novo modelo de docência universitária que conceba um profissional integral, com consciência de suas atitudes e sua condição humana no mundo, são atributos a serem discutidos e elencados para se desconstruir velhos paradigmas formativos e desenhar possíveis caminhos dentro das universidades para uma docência inovadora.
Descargas
Citas
BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania; VEIGA, Marcelo da. Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro. v. 23, n. 42, p. 161-175, Jan-Abr, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5512 . Acesso em: 02 de jul. 2021.
BORGES, Daniele Simões; COFFERRI, Fernanda Fátima; FERREIRA, Sabrina Amaral; SOUZA, Neusiane Chaves de; TAUCHEN, Gionara. Contribuições do pensamento complexo para pensar a formação docente universitária. In: XVII Colóquio internacional de gestão universitária. Mar del Plata – Argentina, nv. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181068/101_00222.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 14 de jul. 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa. Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 2, p. 23-44, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/jR9YNcXmmsHDdhSLLrNbtFN/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 14 de jul. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GARCIA, Luciana Marolla; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; REIS, Verônica Lima. Saúde mental na universidade: a perspectiva de universitários da permanência estudantil. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 167-181, 2020. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3593 . Acesso em 20 de jun. 2021.
GORAYEB, Ricardo. O ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil. Psicologia, Saúde e Doenças, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 213-217, 2002. Disponível em: http://sp-ps.pt/uploads/jornal/42.pdf . Acesso em: 19 de jun. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Aprender com os alunos. Inovar o ensino e a aprendizagem da universidade. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LOPES, José Manuel Magno; CASTRO, Florencio Vicente. Contrato psicológico na relação professor-aluno no ensino superior. Revista de Psicologia, n. 1, v. 2, p. 197-208, 2015. Disponível em: https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/258 . Acesso em: 19 de jun. 2021.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Leandro S. Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. esp., p. 1-10, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/XpJ5LQbmPjGfSPNcr4rLXzN/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 22 de jun. 2021.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 597-620, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n2p597 . Acesso em: 24 de jun. 2021.
MINTO, Elaine Cristina et al. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 561-568, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/dH4fPTgkptDYyCTmrvRYYRg/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 22 de jun. 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2º ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. Método IV: A Humanidade da Humanidade. Trad. de Juremir Machado da Silva. – Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, Edgar. Método I: A natureza da natureza. Trad. Juremir Machado da Silva. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, Edgar. A minha esquerda. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2004. Acesso em: 23 julho 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf . Acesso em: 15 de jul. 2021.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto; WILES, Jamille Mateus; FIORIN, Pascale Chechi; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 239-246, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2823/282332471006.pdf . Acesso em: 14 de jun. 2021.
SILVA, Francizete Correia Amaro; TEIXEIRA, Marlene Menezes de Souza; CARNEIRO, Rita Edevanira de Sá. A docência do Ensino Superior sob a Édige dos Saberes de Morrin. Revista de Psicologia, v. 8, n. 24, p. 7-20, 2014. Disponível em: https://silo.tips/download/interface-educaao-palavras-chave-docencia-ensino-superior-saberes . Acesso em: 19 de jul. 2021.
STEINER, Rudolf. Teosofia. Introdução ao conhecimento suprassensível do mundo e do destino humano – 7. ed. Retraduzida e atual – São Paulo: Antroposófica, 2004.
STEINER, Rudolf. Os Pontos Centrais da questão social. Aspectos econômicos, político-jurídicos e espirituais da vida em sociedade. São Paulo: Antroposófica, 2011.
STEINER, Rudolf. A questão pedagógica como questão social. Os fundamentos sociais, histórico-culturais e espirituais das escolas Waldorf. São Paulo: Antroposófica, 2019.
STEINER, Rudolf. A filosofia da liberdade. fundamentos para a filosofia moderna. Resultados com base na observação pensante, segundo o método das ciências naturais. São Paulo: Antroposófica, 2000.
VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P.; ALMEIDA, Leandro S. Relação professor-estudante na educação superior: suporte social e habilidades sociais. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6975232 . Acesso em: 02 de jul. 2021.
WEIL, Pierre; D´AMBRÓSIO, Ubiratan; CREMA, Roberto. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus, 1993.