O HUMANISMO NO PENSAMENTO DE PICO DELLA MIRANDOLA
Palabras clave:
Pico, Homem, Dignidade, FilosofiaResumen
O artigo visa celebrar a importante contribuição do pensamento de Pico della Mirandola (1463-1496), quanto à dignidade humana, a partir da obra: Discurso sobre a dignidade do homem. A filosofia de Pico se apresenta polifacetada devido a sua formação erudita a partir dos velhos manuscritos oriundos da filosofia árabe, egípcia e dos estudos da Cabala judaica, além da pesquisa filológica do grego e do hebraico. Sua obra é, na verdade, o resultado das 900 Conclusiones escritas com o fim de provar ao mundo que entre as ciências, a filosofia, a teologia e as religiões, não havia discrepância, um antagonismo, mas uma compatibilidade de ideias. Para isso, fizemos uma pesquisa conceitual, crítico-reflexiva a partir da obra supracitada, que servirá de base fundamental e estrutural ao desenvolvimento desse pensamento. Além disso, a passagem pelos comentadores da filosofia de Pico será levada em consideração a fim de respaldar o postulado do autor num diálogo com o mundo contemporâneo.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfred Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vizenzo Cocco. São Paulo: Abril cultural, 1979.
LACERDA, Bruno Amaro. A dignidade humana em Giovanni Pico dela Mirandola. Revista Legis Augusta. (revista jurídica), vol. 3, n. 1, p. 16-23, setembro de 2010.
M. V, Dougherty. Pico dela Mirandola: novos ensaios. São Paulo: Madras, 2011. SCHÖKEL, José Alonso. Bíblia do Peregrino. Tradução de Ivo Storniolo e José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002.
SIRGADO GANHO, Maria de Lurdes. PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. Discurso sobre a dignidade do homem. Lisboa-Portugal: Edições 70, 2011. VALVERDE, Antônio José Romera. Aportes a Oratio de hominis dignitate de Pico della Mirandola. Rev. Filo., Aurora, Curitiba, vol. 21, n. 29 p. 457-480, jul./dez. 2009.
ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 1991.